horizontal1
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Categoria >

Ilha do Cardoso: para se desconectar e se surpreender

Está a fim de buscar serenidade e contato com a natureza? A Ilha do Cardoso te proporciona isso e muito mais.

Localizada no município de Cananéia (extremo sul de São Paulo fazendo divisa com o Paraná), a ilha faz parte do Vale do Ribeira e possui uma vegetação nativa muito bem preservada. 

Confira a seguir as principais informações e atividades sobre a Ilha do Cardoso que a Tripsz separou para você!

O que saber sobre a Ilha do Cardoso

  • Por se tratar de uma ilha, é necessário fazer a travessia pelo mar através de escunas (cerca de 3h de trajeto) ou lanchas (cerca de 1h) para acessá-la. 
  • Para quem deseja se desligar do mundo virtual e desacelerar, é importante saber que os celulares não funcionam muito bem por lá. Também não há carros ou energia elétrica no destino, mas alguns lugares possuem geradores que, geralmente, são desligados durante a madrugada. 
  • A vegetação nativa que citamos anteriormente corresponde a 90% do território e faz parte do Parque Estadual da Ilha do Cardoso, que foi criado em 1962 para preservar o mix de ecossistemas encontrados no local. 
  • Com menos de mil habitantes, a ilha é nomeada devido à sucessão de moradores de uma família com o sobrenome Cardoso. Atualmente, a população é composta por pescadores, pesquisadores e índios guaranis.

Não dá para negar que o local é rústico, mas suas incríveis paisagens e tranquilidade valem a pena. Bora conferir?

O que fazer na Ilha do Cardoso

Praias 

Não faltam belas praias na ilha e a grande maioria é deserta, cercadas por costões e morros de Mata Atlântica. 

Você não pode deixar de conhecer as praias da Laje, Pereirinha, Camboriú, Foles e Ipanema que apresentam cenários deslumbrantes. Outro destaque é a Praia do Marujá que é a mais extensa e possui melhor infraestrutura.

Todas as praias possuem piscinas naturais que foram formadas na maré baixa ou pelas águas doces dos rios.

Foto aérea de uma praia na Ilha do Cardoso com mar azulado e cercada por costões da mata atlântica.
Divulgação: Chicken or pasta?

Trilhas

Além das praias, que são a grande atração durante o dia, as trilhas também atraem os visitantes por acontecerem em trechos da Mata Atlântica.

São quilômetros de trilha em variados níveis de dificuldade e, para escolher a melhor opção, é interessante consultar os monitores que ficam na sede do Parque Estadual. Até porque algumas delas só acontecem com a companhia de um guia.

Para quem procura trilhas mais curtas, por exemplo, uma opção é a Trilha do Morro das Almas que percorre apenas 2km. E, saindo da Praia da Lage, é possível realizar um percurso até as Piscinas da Lage, com poços de água cristalina em tons de verde.

Vale a pena conhecer também as trilhas do Morro de São João, da Aldeia e do Mangue.

Trilha em trecho da mata atlântica dentro do Parque Estadual da Ilha do Cardoso.
Divulgação: Viajando com Aman

Está gostando de saber mais sobre a Ilha do Cardoso? Aproveite e clique aqui para saber mais sobre o que é Ecoturismo e por que vale a pena conhecer.

Núcleo do Marujá

O Núcleo do Marujá é onde se concentra a maior parte da população da Ilha e também a melhor infraestrutura com igreja, posto de saúde e telefone público.

No local é possível encontrar opções de hospedagem e restaurantes. O entretenimento noturno é garantido graças às casas de forró.

Além disso, o núcleo conta com o principal pier da ilha, que recebe os barcos e de onde saem os passeios pela região. 

Na foto existem dois imóveis pintados de azul e no centro tem algumas placas escrito: pousada e camping, aluga-se bike, ligações telefônicas, viagens e passeios, barco.
Divulgação: CNN Travel

Passeios de barco

Os passeios de barco costumam acontecer nas águas tranquilas da Praia de Itacuruçá. A duração é de, aproximadamente, 4 horas e tem paradas para mergulho e refeição.

 Como a fauna é muito rica na região, através dos passeios de barco é possível observar golfinhos, botos e aves marinhas.

É uma oportunidade incrível para conhecer as paisagens da ilha por outro ângulo e se aproximar da vida marinha. 

Divulgação: Meu Guia Turístico

Bônus

Como se não bastasse, através de algumas trilhas é possível conhecer cachoeiras de tirar o fôlego, como as Cachoeiras Grande e Ipanema.

E para quem gosta de museus, a ilha conta com o “Museu de história natural” na Praia de Itacuruçá e o “Museu Marinho” com diversas espécies de animais e aves empalhadas.

Divulgação: Viagens e aventuras

Certamente, a Ilha do Cardoso é um daqueles lugares que a gente precisa visitar pelo menos uma vez na vida. Afinal, é muito importante se desconectar um pouquinho e melhor ainda se for num lugar paradisíaco, não é mesmo? 

Então baixe já o app da Tripsz que está disponível tanto para Android quanto iOS e confira as próximas datas disponíveis. Aproveite e use o cupom PRIMEIRACOMPRA para ganhar 4% de desconto! 

Para ficar por dentro das novidades, faça parte também do nosso grupo no WhatsApp e no Telegram

Compartilhar:

Posts relacionados

plugins premium WordPress