horizontal1
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Categoria >

O que fazer em Lavrinhas, um paraíso de belezas naturais

Lavrinhas é uma cidade acolhedora no Vale Histórico do Paraíba, em SP. Com cachoeiras de águas cristalinas ao pé da Serra da Mantiqueira, o destino vem se destacando no cenário turístico do estado.

Conforme um manuscrito de 1845, o nome da cidade se originou do fato de encontrarem uma pequena lavra de ouro no local. Com o tempo, encontraram mais lavras pequenas, até que surgiu o nome Lavrinhas, conservado desde então. 

Seja para relaxar em contato com a natureza ou praticar ecoturismo, a cidade possui atrativos surpreendentes para quem deseja sair da rotina. Então vem com a Tripsz e conheça mais sobre esse destino encantador. 

O que fazer em Lavrinhas

Poço Azul

Neste atrativo, a aventura já começa na trilha de acesso que leva, aproximadamente, de 35 a 45 minutos, dependendo do ritmo da caminhada. A recompensa é uma cachoeira lindíssima com águas em tons de esmeralda. 

Por volta de meio-dia, o sol se faz mais presente e o cenário fica ainda mais bonito, fazendo jus ao nome Poço Azul, deixando a água mais azulada. 

Por mais que a trilha não seja tão longa, o trecho final apresenta um pouco de dificuldade na descida. Sendo assim, não é recomendada para crianças muito pequenas e pessoas com mobilidade reduzida. 

Foto do Poço Azul cerca por rochas e vegetação. No centro, uma menina está mergulhando.
Divulgação: Ecovaletur

Pedra da Mina

Com 2.798 metros de altitude, a Pedra da Mina é o ponto mais alto da Serra da Mantiqueira e está na divisa de São Paulo com Minas Gerais.

É um ótimo lugar para praticar trekking e, se você não está familiarizado com o termo, é só conferir o post em que explicamos tudinho aqui no blog.

Foto no alto da Pedra da Mina, sendo possível avistar algumas montanhas ao fundo. No topo da Pedra, estão de costas um homem e uma mulher, ambos com mochilas.
Divulgação: Estrada Real

Estação Ferroviária de Lavrinhas

Inaugurada em 1874, a Estação Ferroviária de Lavrinhas foi a segunda estação no eixo RJ – SP. Com o tempo, pequenas vilas foram surgindo em torno da construção, até se transformarem na cidade de Lavrinhas.

Depois de desativada, a Estação chegou a ser sede da prefeitura por um período e, hoje, é um ponto turístico que preserva a história da região.

Foto da fachada da Estação Ferroviária de Lavrinhas. A construção é térrea e possui diversas portas e janelas na cor marrom.
Divulgação: Estrada Real

Cachoeira da Pedreira

Com uma trilha de fácil acesso a partir do Rancho do Zé João, a Cachoeira da Pedreira é um dos principais atrativos da cidade.

A queda da cachoeira é pequena, mas as águas cristalinas são de uma beleza ímpar. O local também conta com mais de 20 poços que formam piscinas naturais. 

Foto da Cachoeira da Pedreira em Lavrinhas - SP. Ao centro, há uma pequena queda d'água cerca por algumas rochas e águas cristalinas.
Divulgação: Ricardo Takamura

Rampa do Jacu

A Rampa do Jacu é uma formação rochosa que oferece uma vista panorâmica da Serra da Mantiqueira a 876 metros de altitude, sendo possível avistar os rios e cachoeiras que contornam a cidade.

A vista já vale super a pena, mas os aventureiros também podem praticar trilha no local ou, até mesmo, voar de parapente. 

Foto do alto da Rampa do Jacu, sendo possível avistar algumas montanhas e vegetação do alto. Um homem está na beirada de uma pedra.
Divulgação: Guia Vale do Paraíba

E aí, curtiu saber um pouco mais sobre essa cidade no interior paulista? Se você ainda não tem o aplicativo da Tripsz, baixe já para o seu celular Android ou iOS e confira diversas agências de excursões em um único lugar!

Quando postar suas fotos no Instagram, lembre-se de marcar nosso perfil @tripsz_oficial, vamos adorar compartilhar a sua experiência.

Compartilhar:

Posts relacionados

plugins premium WordPress