horizontal1
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Categoria >

O que fazer em Guarapari (ES)

Guarapari é um município localizado no litoral sul do Espírito Santo, a cerca de 51 km da capital Vitória, e é um dos principais destinos turísticos do estado.

Também conhecida como “a praia dos mineiros” pela proximidade com MG, a cidade atrai visitantes por ter opções para todos os gostos e por ser uma das mais estruturadas para o turismo no ES.

Então, vem com a Tripsz para conhecer um dos lugares mais movimentados do litoral brasileiro e entender porquê ele chega a receber até 1 milhão de pessoas na alta temporada.

O que fazer em Guarapari: praias

Antes de mais nada, você sabia que Guarapari possui mais de 50 praias? Não conseguiremos citar todas aqui, mas preparamos uma lista com aquelas que você precisa conhecer. 

Praia de Setibão

Com cerca de 2 km de extensão, a Praia de Setibão fica na área preservada do Parque Estadual Paulo César Vinha e não é muito movimentada.

Por causa de seu mar aberto, a praia possui grandes ondas e costuma ter ventos fortes, o que atrai surfistas e praticantes de esportes aquáticos. Portanto, vale mencionar que essa opção não é muito recomendada para crianças e idosos, ok? 

Imagem da Praia de Setibão em Guarapari.
Reprodução: Fábio Arrebola

Praia de Setiba Pina

Se você busca um espaço para apreciar as belezas naturais e relaxar, essa praia precisa estar no seu roteiro.

Você encontrará um local praticamente deserto, sem ondas, com águas cristalinas e cercado por vegetação de restinga.

O que fazer em Guarapari: Praia de Setiba Pina.
Reprodução: Terra capixaba

Praia de Setiba

A Praia de Setiba é uma das mais procuradas no litoral norte de Guarapari. Sua orla possui ótima infraestrutura com quiosques, restaurantes, bares, casas e pousadas.

Seu mar calmo e sua extensa faixa de área são ótimos para famílias inteiras curtirem o dia. Se possível, aproveite para praticar caiaque e stand up paddle.  

Imagem da Praia de Setiba.
Reprodução: Loucos por praia

Praia do Una

Também conhecida como Praia do Camping por estar próxima à uma área de camping, a Praia do Una possui cerca de 150 metros de extensão e destaca-se por ser menor e mais reservada.

Separada da Praia de Setiba por causa de uma pedra com 4 metros de altura, suas águas são claras e rasas e sua orla possui árvores que proporcionam sombras.

Imagem da Praia do Una.
Reprodução: Terra capixaba

Praia de Santa Mônica

Com longa faixa de areia e águas tranquilas, esta praia possui 3 km de extensão e é ótima para caminhadas ou prática de esportes.

Sua orla possui ótima infraestrutura e suas extremidades são demarcadas pela foz de dois rios pequenos.

Imagem da Praia de Santa Mônica.
Reprodução: Guarapari virtual

Praia dos Adventistas

A Praia dos Adventistas recebeu esse nome por estar próxima a um Centro de Lazer Adventista. Suas águas são cristalinas e rasas e, por não ter ondas fortes, é uma boa opção para aproveitar o dia com a família inteira.

A faixa de areia é extensa, possibilitando a prática de esportes, e a mesma é cercada por amendoeiras e coqueiros, proporcionando boas sombras.

Imagem da Praia dos Adventistas.
Reprodução: Pinterest | Romer Costa

Três Praias

Como o próprio nome indica, esse atrativo é composto por Três Praias pequenas separadas por rochedos: Praia Mateus Lopes, Praia da Leontina e Praia do Saco.

Esse paraíso não é muito conhecido porque houve o interesse de construir um resort no local e o acesso acabou ficando restrito por muitos anos. Atualmente, a entrada principal segue fechada e o acesso é através da Praia dos Adventistas.

É só ir até o final da Praia dos Adventistas, atravessar um pequeno trecho de rio que costuma estar bem raso e, depois, percorrer pela pedra. Pode parecer complicado, mas não é e vale super a pena. 

O que fazer em Guarapari: Três Praias.
Reprodução: Viagens e caminhos

Praia da Cerca

Com cerca de 240 metros de extensão, a pequena Praia da Cerca é ideal para quem busca tranquilidade. No local, existem alguns quiosques que oferecem mesas, cadeiras e, é claro, petiscos e bebidas.

Ela está bem próxima da Praia do Morro e do Parque Municipal Morro da Pescaria, falaremos de ambos adiante. 

Imagem da Praia da Cerca.
Reprodução: Marcio Vieira

Praia do Morro

Certamente, essa é a praia mais movimentada de Guarapari. Com quase 3 km de extensão e uma orla repleta de comércios, aqui os visitantes encontram tudo o que precisam.

É nesta praia que está o Monumento ao Marlim Azul, uma escultura do peixe que foi feita em cima de uma pedra em homenagem a Paulo Amorim. Em 1992, o pescador pescou o maior marlim-azul do mundo, com 4,62 metros de comprimento e 635,9 kg.

O que fazer em Guarapari: imagem do Monumento ao Marlim Azul na Praia do Morro.
Reprodução: Viagens e caminhos

Praia da Fonte

Com 100 metros de extensão, águas calmas e esverdeadas, a Praia da Fonte é mais uma opção para quem busca tranquilidade.

O acesso é feito por uma escadaria e, logo à esquerda na descida, está o Poço dos Jesuítas, construído no século XVI. Existiam vários poços construídos por jesuítas na cidade, mas esse foi o único que restou e foi usado pela população até pouco tempo atrás.

Imagem da uma placa turística escrito
Reprodução: Terra capixaba

Praia dos Namorados

Que tal conhecer um lugar envolvido numa lenda? Dizem que a Praia dos Namorados tem esse nome porque duas pessoas ficaram enfeitiçadas uma pela outra devido à magia desse pequeno paraíso.

A praia tem um mar tranquilo com águas cristalinas e árvores que proporcionam sombras. Ela fica ao lado da Praia das Castanheiras que falaremos a seguir, separadas apenas por algumas pedras.

Imagem da Praia dos Namorados.
Reprodução: Flickr | Carlos Ramalhete

Praia das Castanheiras

Por estar localizada no centro da cidade e por ter comércio diversificado em sua orla, a Praia das Castanheiras é uma das mais buscadas pelos turistas.

O nome não é à toa: enormes castanheiras estão presentes em toda a sua extensão. Além disso, suas águas são claras e possui recifes que chegam a formar piscinas naturais. 

Imagem da Praia das Castanheiras.
Reprodução: Viagens e caminhos

Praia da Areia Preta

Já pensou em visitar uma praia conhecida por ter “areia milagrosa”? A Praia da Areia Preta possui areia mais escura e com propriedades radioativas e medicinais, fazendo com que Guarapari recebesse o apelido carinhoso de “Cidade Saúde”.

Até pessoas ilustres, como o jogador de futebol Garrincha e a cantora Elza Soares, visitaram a praia na década de 60 em busca da “cura” para dores crônicas. Muitos consideravam toda essa história um grande mito, mas a Universidade Federal do Espírito Santo realizou pesquisas que confirmaram o benefício da areia preta. 

O que fazer em Guarapari: Praia da Areia Preta.
Reprodução: Viajando com a mala rosa

Praia de Guaibura

Com uma estreita faixa de areia e águas esverdeadas, essa praia possui um visual mais rústico e costuma ter barcos de pescadores na areia.

Apesar de não estar entre as mais movimentadas, sua orla possui alguns bares e restaurantes que servem bebidas e porções. A orla também conta com coqueiros que completam o visual dessa praia super tranquila. 

Imagem da Praia de Guaibura.
Reprodução: Pinterest | Romer Costa

Praia da Bacutia

A Praia da Bacutia possui quase 500 metros de extensão, águas cristalinas com poucas ondas e muitas árvores que proporcionam as desejadas sombras.

A praia também conta com ótima infraestrutura e atrai não só os turistas, como também os moradores, especialmente na alta temporada. 

Imagem da Praia da Bacutia.
Reprodução: CATRES – Guarapari

Praia dos Padres

Escondida entre árvores e costões, a Praia dos Padres é um pequeno paraíso com águas calmas e esverdeadas.

Você pode acessar a praia através de uma trilha curta e a recompensa são piscinas naturais e belas paisagens.

O que fazer em Guarapari: Praia dos Padres.
Reprodução: CATRES – Guarapari

Praia de Meaípe

Sem dúvida, essa é uma das praias mais frequentadas de Guarapari. Como Meaípe já foi uma vila de pescadores, ainda é possível encontrar muitos barquinhos atracados na areia.

O mar é bem tranquilo e alguns trechos possuem areia monazítica, a mesma encontrada na Praia da Areia Preta que citamos anteriormente. 

Imagem da Praia de Meaípe.
Reprodução: Terra capixaba

O que fazer em Guarapari: pontos turísticos

Ruínas da Igreja Nossa Senhora da Conceição

Em 1677, iniciaram a construção da Igreja de Guarapari para substituir um templo à Senhora da Conceição, mas ela nunca foi concluída por causa de um incêndio.

As ruínas dessa obra feita com pedras, barro, areia, conchas trituradas e óleo de baleia, acabaram se tornando um marco histórico da cidade.

Fachada das Ruínas da Igreja Nossa Senhora da Conceição.
Reprodução: TripAdvisor

Igreja Nossa Senhora da Conceição

Localizada no alto de uma colina, está a Igreja fundada pelo Padre Anchieta em 1585. Com a expulsão dos jesuítas do Brasil em 1760, o local ficou abandonado e chegou a servir de cemitério.

Em 1880, a Igreja recebeu sua primeira restauração com a ajuda do Governo Estadual. Apesar de ter perdido algumas das suas características iniciais, os restos mortais que foram sepultados no local, permanecem por lá.  

Fachada da Igreja Nossa Senhora da Conceição.
Reprodução: Guia viagens Brasil

Parque Estadual Paulo César Vinha

O Parque surgiu com o intuito de preservar uma faixa contínua de restinga, um dos ecossistemas mais ameaçados da Mata Atlântica. Seu nome é uma homenagem ao biólogo Paulo César Vinha, que foi assassinado em 1993 por atuar contra a extração de areia na região. 

O Parque é enorme e conta com diferentes ambientes, como lagoas, dunas, planícies alagadas e formações vegetais de restinga. Além disso, o local abriga muitas espécies de fauna e flora, inclusive algumas ameaçadas de extinção. 

O que fazer em Guarapari: Parque Estadual Paulo César Vinha.
Reprodução: RoteMix

Parque Municipal Morro da Pescaria

Localizado ao final da Praia do Morro, o Parque Municipal te espera com 73 hectares de Mata Atlântica e uma trilha de apenas 1 km que dá acesso a três praias: Areia Vermelha, Ponta Sul e Ermitão.

Além disso, durante o percurso, é possível encontrar diferentes espécies de fauna e flora e mirantes que proporcionam vistas incríveis. 

Reprodução: Prefeitura Municipal de Guarapari

SESC Guarapari

O SESC é um centro social de turismo e lazer que oferece hospedagem e um parque aquático com piscinas adulto e infantil, toboáguas, chafariz, duchas e brinquedos diversos.

Além disso, o espaço conta com um centro de convenções, ginásio de esportes, bares e restaurantes. Mesmo sem ficar hospedado no local, é possível adquirir o ingresso de day use e aproveitar um dia inteiro. 

O que fazer em Guarapari: SESC Guarapari.
Reprodução: SESC

E aí, gostou de conhecer mais sobre a “Cidade Saúde”? Sem dúvida, não faltam atividades para fazer em Guarapari. 

Para conhecer este e outros destinos capixabas, fique de olho aqui no blog e baixe o app da Tripsz (disponível para Android e iOS) para reservar a sua próxima viagem.

Compartilhar:

Posts relacionados

plugins premium WordPress