horizontal1
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Categoria >

O que fazer em Ilhabela

Sabendo que na Tripsz, é possível encontrar diversas agências de viagens com roteiros para todos os gostos, dessa vez vamos falar de um destino que reúne praia e montanha: Ilhabela.

Formada por um conjunto de 14 ilhas e ilhotes, Ilhabela é um dos poucos municípios-arquipélagos do Brasil e se tornou o destino mais procurado do Litoral Norte de São Paulo.

Perdoe o trocadilho, mas a ilha realmente é muito bela! Apesar de lembrar uma cidade pequena do interior, possui ótima infraestrutura para receber os turistas e é repleta de atrações. 

A gente sabe que a cidade também é famosa pelos borrachudos, mas não deixe que eles te impeçam de fazer essa viagem incrível. Então, prepara o repelente (e o protetor solar) e bora lá!

Travessia de Balsa

Visto que se trata de uma ilha, o acesso precisa ser feito através de balsas que saem de São Sebastião. Das 5h30 às 23h30, as saídas acontecem a cada 30 minutos e, após esse período, é de hora em hora. 

A travessia dura cerca de 20 minutos e no site da cidade é possível acompanhar a espera estimada em tempo real. As tarifas são a partir de R$9,50 e variam de acordo com o tipo de veículo e dia (pedestres e ciclistas são isentos).

Seja como for, na Tripsz você encontra pacotes para Ilhabela que já incluem toda essa parte de travessia. Fica a dica 🙂

Balsa de São Sebastião para Ilhabela no mar com alguns carros e pessoas a bordo.
Divulgação: G1

O que fazer em Ilhabela

Com mais de 40 praias, 20 cachoeiras e atrações de ecoturismo para todos os perfis, Ilhabela ainda conta com atrativos culturais e gastronômicos. Nessa ilha, o visitante sempre tem algo incrível para fazer!

Conhecer o Centro Histórico

O Centro Histórico de Ilhabela, conhecido como Vila, foi um local importante durante o período colonial, pois a região produzia cana de açúcar. 

Um dos cartões postais da cidade é desse período: a Igreja Matriz Nossa Senhora D’ajuda que foi construída entre 1697 e 1718, feita com conchas, pedra e óleo de baleia. 

Atualmente, a Vila é repleta de restaurantes, bares, sorveterias e lojinhas de artesanato. Durante à noite, o centro fica super movimentado.

Centro histórico de Ilhabela com a Igreja Nossa Senhora d'ajuda ao centro. A igreja é branca com detalhes em azul na escadaria e ao redor das portas e janelas.
Divulgação: Guia Viagens Brasil

Visitar o Parque Estadual de Ilhabela

Com 83% de Mata Atlântica preservada, o Parque Estadual de Ilhabela é uma área com 270 km quadrados, ou seja, é muito grande!

Por conta disso, diversas espécies de animais são encontradas no local e algumas só existem nesse ecossistema.

No Parque, é possível realizar trilhas de diferentes níveis, conhecer mirantes com vistas belíssimas, contemplar a fauna e a flora, aproveitar cachoeiras e piscinas naturais e acessar praias quase desertas. 

Ponte sobre um rio dentro do Parque Estadual de Ilhabela com vegetação ao redor e céu azulado.
Divulgação: Ilhabela.com.br

Fazer trilhas e conhecer cachoeiras

Atividades em meio à natureza não faltam em Ilhabela e as opções de trilhas e cachoeiras poderiam render várias visitas à cidade.

Nada melhor do que fazer uma trilha e encontrar uma bela cachoeira no final, não é mesmo? Se refrescar em quedas de água doce após uma caminhada é como encontrar o pote de ouro no fim do arco-íris. 

Já mencionamos por aqui que Ilhabela possui mais de 20 cachoeiras e trilhas, mas as principais são:

  • Três Tombos
  • Veloso
  • da Toca
  • do Gato
  • Água Branca (ou 5 poços)
  • Poço Fundo
Cachoeira com algumas pessoas se banhando cercada por vegetação.
Divulgação: Ilhabela Beach Residences

Mergulhar em Ilhabela

Ficou claro que Ilhabela é um local repleto de vida e seu mar não poderia ser diferente! Com a possibilidade de ver diversas espécies de peixes, tartarugas, corais, estrelas marinhas e até mesmo naufrágios, fazer mergulho ou snorkel se tornou uma das principais atividades na ilha.

Os principais pontos são: Ilha das Cabras, Praia da Fome, Ilha dos Búzios, Ilha Vitória e Praia do Curral. 

Divulgação: Allia hotels

Ver a região através dos mirantes

Parece que todo lugar da ilha oferece uma vista de tirar o fôlego, mas é melhor ainda contemplar as paisagens nos mirantes, especialmente ao nascer ou pôr-do-sol.

O Mirante do Piúva fica a 40 metros de altura e proporciona uma vista incrível do canal de São Sebastião e da Ilha das Cabras. É lá também que fica o letreiro colorido com o nome da cidade.

Ao norte da ilha, no Mirante dos Barreiros é possível contemplar a Mata Atlântica, as montanhas e o mar. 

O Mirante do Bonete, por sua vez, exige um pouco mais de disposição, pois a trilha de acesso tem 12 km. A recompensa é ver a Praia do Bonete, uma das mais bonitas do país.

Divulgação: Ilhabela.com.br

Está gostando de conhecer mais sobre Ilhabela? Aproveite e confira também o nosso post sobre 5 destinos para curtir o verão em SP.

Conhecer praias paradisíacas 

Se tratando de Ilhabela, as praias não poderiam ficar de fora da nossa lista. Afinal, são mais de 40 e para todos os gostos, desde as mais movimentadas até as que são praticamente desertas.

A Praia da Fome é uma das mais conhecidas, pode ser acessada de barco ou através de uma trilha que dura cerca de 40 minutos. Com areia branquinha e rodeada de árvores, é um ótimo ponto para mergulho por conta de suas águas cristalinas.

Considerada uma das praias mais bonitas do Brasil, a Praia do Bonete tem ondas que chegam até 3 metros de altura, atraindo muitos surfistas. O destaque também vai para sua areia clarinha e mar azul, é es-pe-ta-cu-lar!

A Praia do Veloso está localizada após a Praia do Curral, que é uma das mais conhecidas, por isso passa despercebida e acaba sendo um local menos movimentado. Sua faixa de areia é curta e seu mar é tranquilo.

São tantas praias paradisíacas em Ilhabela que seria possível fazer um post só para elas, o que acham? Enquanto isso, fica aqui a nossa menção honrosa para as praias: da Feiticeira, do Jabaquara, do Julião, de Castelhanos, Pererê, Praia Grande, Ilhas das Cabras e tantas outras.

Divulgação: Carpe Mundi

Deu para perceber porquê Ilhabela é um destino tão procurado e, para não ficar por fora, você encontra roteiros super especiais para a ilha diretamente no app da Tripsz! 

Usando o cupom PRIMEIRACOMPRA, você ainda garante 4% de desconto na sua primeira viagem e ainda ganha cashback (dinheiro de volta).

Ainda ficou com alguma dúvida? Chama no Whatsapp que nosso time te ajuda!

Compartilhar:

Posts relacionados

plugins premium WordPress