horizontal1
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Categoria >

Paraty (RJ): dicas e passeios

Paraty é um lugar belíssimo e, se você já acompanha nosso blog, deve lembrar que esse destino apareceu em nosso post sobre 5 destinos para curtir o verão no RJ, mas hoje vamos te contar muito mais sobre essa cidade apaixonante. 

Localizada na Costa Verde do Rio de Janeiro, Paraty foi uma das primeiras áreas a serem colonizadas no Brasil e reúne muita história e atrações naturais. Se você nunca considerou colocar esse lugar na sua lista ou se ainda está em dúvida, continue por aqui e logo você terá a certeza de que precisa conhecer o quanto antes. 

Centro Histórico 

Com suas casas coloridas e ruas de pedra, o Centro Histórico de Paraty é um passeio imperdível para quem deseja conhecer mais sobre a história local e se encantar com o charme da cidade.

Além de contemplar os casarões do período colonial, é possível conhecer ateliês, restaurantes e lojinhas. Aproveite também para conhecer o Museu Arte Sacra e a Casa da Cultura que ficam na região.

Anote a dica: as ruas de pedra podem ser escorregadias, então evite sapatos com saltos e busque opções confortáveis.  

Rua do centro histórico de Paraty com casinhas coloridas.
Reprodução: Jornal O Hoje

Praias em Paraty

Esse destino também é muito famoso por suas praias e não é à toa, já que são diversas opções de tirar o fôlego. 

Você pode começar pelas praias do Pontal e Jabaquara que ficam próximas ao Centro Histórico. Elas não são muito apropriadas para banho, mas são ótimas para sentar em um quiosque, pedir uma bebida e contemplar a natureza.

Uma atividade que não pode faltar no seu roteiro é o passeio de escuna, até porque essa é a única forma de acessar algumas praias belíssimas, são elas: 

  • Praia da Lula
  • Saco da Velha
  • Praia Vermelha
  • Ilha do Algodão
  • Praia da Conceição
  • Lagoa Azul
  • Praia do Engenho

Em muitas dessas praias, também é possível praticar mergulho e ter uma experiência incrível no fundo do mar. 

Foto aérea de uma praia em Paraty.
Reprodução: Em algum lugar do mundo

Caminho do Ouro

O Caminho do Ouro foi construído por escravos entre os séculos XVI e XIX para facilitar o transporte do metal que vinha de Ouro Preto (MG) para Paraty. 

Com o tempo, novas estradas e ferrovias ganharam força e a cidade foi perdendo a relevância nesse aspecto, mas vale muito a pena conhecer esse caminho que é um marco na história local. 

Além disso, é possível fazer trilhas a pé, de bicicleta ou de carro para conhecer cachoeiras, restaurantes e ateliês que ficam no trajeto. 

Foto de um totem escrito
Reprodução: Paraty tours

Cachoeiras em Paraty

Falando em cachoeiras, Paraty está repleta delas e o melhor de tudo é que a maioria tem fácil acesso.

A Cachoeira do Tobogã possui uma grande pedra lisa com fluxo de água, que é a grande atração do local por sua semelhança com um tobogã, onde as pessoas escorregam até uma piscina natural.

Após uma trilha de cerca de 10 minutos, é possível chegar no Poço do Tarzan, um local ótimo para mergulhar em uma piscina natural formada entre pedras.

Para quem gosta de contemplar belas quedas d’água, vale conhecer a Cachoeira Pedra Branca e a Cachoeira do Iriri. Fica aqui também o destaque para o Poço da Usina e Poço dos Ingleses.

Por último e, certamente, não menos importante, a Cachoeira do Crepúsculo (antiga Cachoeira da Usina) recebeu esse nome por ter sido local de filmagens para o filme “Amanhecer” da saga Crepúsculo. O cenário é belíssimo e ganhou muito mais fama após Edward e Bella terem passado por ali. 

Foto de uma cachoeira.
Reprodução: Melhores destinos

Alambiques de cachaça e tour cervejeiro

Os alambiques são equipamentos utilizados na produção de cachaça e visitá-los é um passeio essencial, já que a bebida é tradição em Paraty e faz parte da história local.

Os principais espaços para conhecer são a Cachaça Engenho D’Ouro e a Cachaça Paratiana, que mostram como a produção funciona e oferecem degustação. Não deixe de provar a “Gabriela” que é uma mistura de cachaça com cravo e melado de cana e já faz parte da cultura paratiense. 

O turismo cervejeiro é outra opção de tour que vem ganhando cada vez mais destaque na cidade. Vale visitar a Choperia Caborê que oferece visitação pela fábrica e um bar onde é possível experimentar a cerveja feita ali mesmo.

Com o desenvolvimento da produção de cerveja artesanal na região, em 2018, foi criado o Paraty Beer, um festival internacional com entrada franca que reúne diversas cervejarias tanto de Paraty quanto de outras cidades para os turistas descobrirem novos aromas, sabores e harmonizações.

O evento fez uma pausa durante o período mais crítico da pandemia, mas deve retornar em fevereiro de 2023, então fique de olho. 

Fachada da Cervejaria Caborê à noite.
Reprodução: Villas de Paraty

E aí, curtiu as nossas dicas sobre o que fazer em Paraty? Agora é só conferir as próximas datas no app (disponível para Android e iOS) ou pelo site da Tripsz e reservar a sua viagem.

Compartilhe esse texto com quem vai te fazer companhia nessa trip e nos siga no Instagram (@tripsz_oficial) para ficar por dentro de todas as novidades. 

Compartilhar:

Posts relacionados

plugins premium WordPress