horizontal1
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Categoria >

Passeios imperdíveis em Monte Verde

Monte Verde vem se tornando um destino muito querido para os amantes do friozinho e, diferente do que muitos pensam, não é uma cidade, mas sim um distrito dentro de Camanducaia em Minas Gerais.

Localizado na Serra da Mantiqueira, o destino é baseado na história de Verner Grinberg, um imigrante da Letônia que passou a lua de mel em Campos do Jordão e se apaixonou pela região. Ao procurar um local parecido para morar com a esposa, comprou uma fazenda em um distrito de Camanducaia.

Esse distrito era Campos do Jaguari que, com o tempo, foi rebatizado por Grinberg, utilizando seu próprio sobrenome em alemão: grin = verde + berg = monte. 

Apesar de ser considerado muito romântico, o destino também proporciona atividades para famílias e grupos de amigos. Então se prepare, pois a Tripsz vai te contar diversas opções para um roteiro super bacana!  

Foto de uma placa de madeira na entrada do distrito escrita ˜Bem vindo a Monte Verde˜.
Divulgação: Tripsz

Aventura em Monte Verde

Trilhas

O distrito possui diversas trilhas e para todos os níveis com paisagens de tirar o fôlego. A maioria é bem bem sinalizada e não precisa de guia, mas muitas agências oferecem esse serviço, inclusive passeios em 4×4.

O grande destaque é a Pedra Redonda, a trilha mais famosa e talvez a mais fácil da região. O percurso ida e volta dura cerca de 1h30 e a vista panorâmica é incrível, sendo possível avistar a divisa entre SP e MG. 

De nível fácil, recomendamos também a Trilha do Platô, Pinheiro Velho e a Chapéu do Bispo. Já a Pedra Partida é de nível intermediário e sua vista permite visualizar até a Pedra do Baú que fica em São Bento do Sapucaí (SP).

Para quem está mais acostumado com trilhas, uma opção é a Pico do Selado. Com duração entre 4 e 5 horas, o visitante chegará ao ponto mais alto da região. Apesar de não ser obrigatório, o acompanhamento de um guia é recomendado, pois alguns trechos possuem muitas subidas e bifurcações. 

Foto de um casal sentado no mirante de madeira contemplando a vista da Pedra Redonda em Monte Verde.
Divulgação: Monteverde.org

Fazenda Radical

Fundada em 2010, a Fazenda Radical surgiu para trazer mais diversão e entretenimento em Monte Verde. As atividades oferecidas são:

  • passeio a cavalo
  • UTV (uma mistura de carro com quadriciclo)
  • mega tirolesa
  • arvorismo
  • arco e flecha
  • escalada
  • slackline

O visitante pode comprar as atividades individualmente ou montar pacotes com valores promocionais. 

Foto de uma trilha cercada por vegetação na Fazenda Radical em Monte verde com vários quadriciclos um atrás do outro com duas pessoas em cada.
Divulgação: Esse mundo é nosso

Escola de Falcoaria

A Escola de Falcoaria proporciona uma das formas mais antigas de interação entre o homem e a natureza, tanto que é reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

No local, o instrutor apresenta o visitante ao gavião-asa-de-telha e o leva para uma área especial para voá-lo. Enquanto isso, o instrutor também explica sobre a arte milenar da falcoaria, as aves de rapina e seu treinamento.

Para quem tem receio, é possível apenas assistir aos voos ou tentar interagir com as corujas. Qualquer pessoa sem experiência pode participar, a idade mínima recomendada é de 7 anos.

Foto de uma mulher de perfil, ela usa óculos escuros, uma mochila preta e uma luva de proteção. Em seu braço, está pousado um falcão.
Divulgação: O Guia Turístico de Monte Verde

Passeios na Av. Monte Verde

A Avenida Monte Verde é o centro do distrito. É lá que se encontram diversos restaurantes e lojinhas com o charme das construções em estilo europeu. 

Passear pela avenida já vale super a pena, mas separamos alguns pontos de destaque. Bora lá?

Foto da Avenida Monte Verde à noite com construções típicas da região no estilo europeu e um termômetro marcando menos de 20 graus Celsius.
Divulgação: Viajando na janela

Galerias 

As galerias estão em vários pontos da Av. Monte Verde e reúnem lojinhas de artesanato, roupas, chocolaterias, cachaçarias e cervejarias. 

Vale visitar as galerias Vila Europa, Galeria das Flores, Vila Germânica e Galeria Suíça, todas decoradas com flores e arquitetura que lembram a Alemanha, Itália e Suíça.

Enquanto visita Monte Verde, você perceberá muitas referências aos esquilos que são muito presentes na região. No Shopping Center Celeiro, fizeram um cantinho especialmente para eles, dessa forma, é possível vê-los de pertinho.

Foto de uma viela com diversas lojinhas de artesanato e lembrancinhas no estilo europeu.
Divulgação: Tripsz

Ice Bar

Sendo o 5º bar de gelo do Brasil e o 2º maior, o Ice Bar Monte Verde é todo construído de gelo cristal. Com ambiente temático e mais de 10 esculturas, a temperatura média é de -15º C para que nada derreta, mas não se preocupe, pois o local oferece luvas e casacos.

A permanência é de até 30 minutos, mas será que você conseguiria ficar esse tempo todo? Para completar a experiência, os ingressos incluem um ou duas bebidas (de acordo com o ingresso escolhido), podendo ser: whisky, tequila, vodka, Amarula, Jurupinga, ice, cerveja, refrigerante, suco ou água de coco. 

Foto do bar de gelo com o balcão e algumas esculturas em gelo transparente. Na parede ao fundo, está escrito: Ice Bar - Monte Verde - MG.
Divulgação: Hoje em dia

Cervejaria Fritz

Primordialmente para quem gosta de cerveja, na Cervejaria Fritz é possível conhecer melhor o processo da autêntica cerveja artesanal alemã. O tour dura cerca de 35 minutos, custa R$50,00 por pessoa e o visitante ganha uma garrafa de cerveja no final. 

A Fritz também conta com um restobar super agradável com especialidades alemãs, como o bolinho Eisbein (feito de joelho de porco) e, é claro, opções de cerveja para tomar no local ou levar para casa. A fim de proporcionar a melhor harmonização possível, no cardápio eles indicam um tipo de cerveja para acompanhar os principais pratos.

Fachada da Cervejaria Fritz em uma esquina de Monte Verde.
Divulgação: Tripsz

Já que está gostando de conhecer mais sobre Monte Verde, clique aqui e saiba mais sobre São Thomé das Letras, outro destino mineiro que vai te conquistar!

Mais atrações

Mirante do Aeroporto 

Embora tenha “aeroporto” no nome, não é exatamente do tipo que vem à nossa mente logo de cara. O Aeroporto de Monte Verde é uma pista de terra para o pouso de aviões de pequeno porte e o diferencial é ser a pista mais alta do país, pois está a 1.560 metros acima do nível do mar.

A visita vale a pena por conta da vista que proporciona, sendo possível contemplar os principais picos da região. Além disso, no local há uma parede que foi revitalizada com grafites super bacanas. 

Foto do Aeroporto de Monte Verde: uma estrada de terra com vegetação ao redor.
Divulgação: Flickr – Rafael Vianna Croffi

Parque Oschin 

Sem dúvida, o Parque Oschin é um dos lugares mais deliciosos para contemplar a natureza e respirar ar puro. O local possui um famoso caminho de hortênsias, bem como um lago, cascata e gruta, tudo muito bonito e perfeito para relaxar a mente. Além disso, conta com um playground para as crianças, sendo um passeio que atende a família inteira.

No quesito alimentação, o Parque não só conta com um restaurante com variedade de pratos, incluindo fondue e pratos típicos alemães, como também oferece a opção de desfrutar de um piquenique especial.

Foto do playground no Parque Oschin com brinquedos de madeira para as crianças, um escorredor e algumas hostênsias.
Divulgação: Gazeta de Hotéis

Com tantos atrativos e clima acolhedor, certamente Monte Verde é um cantinho mineiro que irá conquistar o seu coração. No momento em que terminar esse texto, corre para conferir as próximas datas no app da Tripsz (Android e iOS) e garanta já a sua vaga!

Aliás, aproveite para usar o cupom PRIMEIRACOMPRA* e marque a @tripsz_oficial no Instagram para compartilhar suas fotos! 

*4% de desconto – válido para a primeira compra realizada no aplicativo.

Compartilhar:

Posts relacionados

plugins premium WordPress