horizontal1
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Categoria >

São Thomé das Letras: a cidade mística de MG

São Thomé das Letras é uma cidade com ar rústico e típico do interior de Minas Gerais. Localizada a 1.440 metros acima do nível do mar, a cidade é rodeada por belezas naturais.

Com diversas lendas, algumas das histórias mais conhecidas dizem que lá é possível encontrar duendes e um portal para Machu Picchu. A fama de cidade mística não é à toa!

Muitos acreditam que São Thomé das Letras é um dos sete pontos energéticos da Terra e isso atrai tanto pessoas mais espiritualistas que buscam essa conexão quanto pessoas com interesses científicos que querem entender o motivo da fama local. 

Acreditando em fatores místicos ou não, o destino possui lugares que são praticamente impossíveis de não gostar. Então se prepare que a Tripsz vai te levar nessa viagem!

O que fazer em São Thomé das Letras

Parque Municipal Antônio Rosa

O Parque Municipal Antônio Rosa é o local mais visitado da cidade, pois é lá que estão os atrativos mais famosos. É perfeito para relaxar, curtir a natureza e ter vistas espetaculares, principalmente ao nascer ou pôr do sol. 

Casa da Pirâmide

Considerada a atração mais disputada da cidade, a Casa da Pirâmide é muito procurada para admirar o pôr do sol. 

Como o próprio nome diz, a casa é no formato de uma pirâmide, com janelas construídas para mirar constelações e portas que se abrem para vários lados e níveis da casa.  

Um dos pontos turísticos mais conhecidos de São Thomé das Letras: a Casa da Pirâmide. A casa tem o formato de uma pirámide, as portas estão abertas e ao fundo dá para visualizar montanhas e o céu azul.
Divulgação: saothomedasletras.net

Cruzeiro

A cruz que marca o ponto mais alto de São Thomé das Letras foi construída no período colonial e também é um ótimo lugar para ver o sol nascer. 

É tradição realizar festividades católicas no Cruzeiro, especialmente na Semana Santa.

Foto da cruz do Cruzeiro no topo de uma pedra com céu azulado ao fundo.
Divulgação: TripAdvisor

Pedra da Bruxa

A Pedra ou Toca da Bruxa leva esse nome porque muitos veem o rosto de uma bruxa ao olhar a pedra de perfil. 

Subir no topo da pedra garante a contemplação de uma bela vista e, diz a lenda, que quando sopra um vento forte lá em cima, é uma tentativa da bruxa de derrubar as pessoas que lá estão.

Foto da Pedra da Bruxa com céu azulado ao fundo.
Divulgação: Guia da Estrada Real

Centro da cidade

Conhecer o Centro da cidade com suas ruas de pedra é um passeio histórico imperdível. Além de conhecer pontos super interessantes, é no centro que se encontra a maioria dos bares, restaurantes e lojinhas de artesanato.

Gruta de São Thomé

No meio da praça da cidade, está a Gruta que é cercada de mistérios.

O escravo João Antão escolheu esse local para se esconder do seu amo João Francisco Junqueira e lá recebeu uma carta de alforria de um homem todo de branco. 

O amo ficou surpreso porque o escravo era analfabeto e não poderia ter escrito a carta. Ele pediu para conhecer o tal homem da gruta, mas não havia ninguém lá, apenas uma estátua de São Tomé, que deu nome à cidade. 

Além disso, a gruta possui pinturas rupestres e “letras” que ainda não têm a origem bem definida. 

Foto da entrada da gruta que deu nome à cidade de São Thomé das Letras.
Divulgação: Vem ver São Thomé

Igreja Matriz de São Thomé

A Igreja foi construída ao lado da Gruta a mando de João Francisco Junqueira (isso mesmo, o senhor de escravos que foi citado acima). 

A Igreja em estilo barroco possui pinturas de Joaquim José da Natividade que muitos acreditam ter sido discípulo de Aleijadinho, mas não há comprovações.

Foto da lateral da Igreja Matriz de São Thomé. A Igreja é amarela, com detalhes em branco ao redor das portas e janelas. Do lado de fora estão algumas pessoas na calçada.
Divulgação: saothomedasletras.net

Igreja de Pedra

A Igreja Nossa Senhora do Rosário ou Igreja de Pedra foi construída pedra sobre pedra, como o próprio nome diz, sem nenhuma argamassa!

É uma igreja simples e muito bonita que representa bem as construções do período colonial. Tanto a igreja quanto a praça ao redor são tombadas pelo patrimônio histórico de Minas Gerais.

Imagem da Igreja de Pedra com uma porta ao centro e duas janelas nas parte superior. Em frente à igreja tem uma cruz.
Divulgação: Festival Nacional da Canção

Ladeira do Amendoim

A Ladeira do Amendoim é um dos pontos mais místicos de São Thomé das Letras. Colocando o carro em ponto morto na ladeira, ele continua subindo! Como se não bastasse, é possível sentir o mesmo efeito andando a pé para trás.

Alguns acham que é ilusão de ótica e outros que é uma atividade magnética das pedras, mas não existe consenso sobre o que realmente acontece no local.

Perto da Ladeira, existe a Gruta do Carimbado, mas o acesso é proibido e há quem diga que é nessa gruta que fica a passagem para Machu Picchu que citamos lá no começo!

Foto da Ladeira do Amendoim que é uma estrada de terra. No fundo tem uma pequena casa verde e uma placa escrito
Divulgação: Vem ver São Thomé

Cachoeiras e Grutas

Já deu para perceber que não faltam lugares interessantes em São Thomé das Letras e a lista de atrativos fica ainda maior quando se trata de cachoeiras e grutas. 

A maioria é de fácil acesso e oferece pouca infraestrutura, mas vale super a pena! As principais são:

  • Cachoeira Véu da Noiva
  • Vale das Borboletas
  • Cachoeira do Flávio
  • Gruta do Sobradinho
  • Cachoeira da Eubiose
  • Poço das Esmeraldas
  • Cachoeira dos Antares
Foto do Vale das Borboletas, uma cachoeira com água cristalina, rodeada por algumas pedras e vegetação.
Divulgação: Pousada Arco-íris

Quer saber mais sobre as grutas e cachoeiras da cidade? Então fica de olho aqui no blog que logo falaremos mais sobre elas!

Se conhecer São Thomé das Letras não fazia parte dos seus planos, tenho certeza que agora faz! Com toda essa misticidade e beleza natural envolvida, fica difícil não se apaixonar pela cidade mineira.

Para aproveitar da melhor forma e ter o suporte de uma agência de viagens, você pode reservar a sua viagem diretamente pelo aplicativo da Tripsz que está disponível para Android e iOS e encontrar opções de bate-volta ou com hospedagem. 

Para ficar melhor ainda, use o cupom PRIMEIRACOMPRA para garantir 4% de desconto na sua trip para São Thomé das Letras e, é claro, você ainda ganha cashback (dinheiro de volta). 

Aqui na Tripsz é uma vantagem atrás da outra, então o que você está esperando para reservar sua próxima viagem?

Compartilhar:

Posts relacionados

plugins premium WordPress